Subscribe
Youtube
orkut
28 janeiro 2010

O que importa é a Fé

Com a finalidade de se protejer Israel se une formando assim o  dito estado, apesar dessa união o reino do norte permanece separado do reino do sul por séculos. As diferenças religiosas entre judeus e samaritanos perduraram para além dos cativeiros. Sendo a palestina um corredor de passagem estava exposta, tanto o reino do norte como o reino do sul, às diversas influências  dos mesopotâmicos, egípcios entre outros povos.


Em uma breve e superficial analise da formação da crença do povo de Israel a conclusão que chego é que “todos os caminhos levam a Deus”, temos visto o ser humano, neste caso Israel, formando sua crença através da crença dos povos que o cercava e conforme sua necessidade. Em determinado momento o povo olha para traz e percebe que precisa construir sua história, ou melhor, contá-la baseado na crença em El(deus dos Cananeus, dos Ugarits Hebreus que nessa época era todo o povo pobre e nescessitado e posteriormente do povo de Israel) começam a perceber que alguns povos ao seu redor tinham crenças e deuses semelhantes que desempenhavam as mesmas funções, porém com nomes diferentes, pensando nisso analisemos da seguinte forma.
O ser humano em sua fragilidade sente a necessidade de algo maior para acreditar, começa a se preocupar não somente com o seu presente más também com seu futuro. Nós seres limitados ao de parar-nos com determinadas situações necessitamos ter um “ser supremo “ , seja Ele para receber  honra ou atribuímos nossos fracassos, e por não compreender o ciclo de nascer, crescer, reproduzir e morrer. A fim de dar continuidade no processo histórico da vida, seja ainda vivo ou pós-morte criou-se, algo que de certa forma nos dê esta segurança!
De maneira alguma deixo de crer em Deus, más também não deixo de cogitar a possibilidade de Deus ter sido uma criação feita através de muitos séculos e por muitos povos, em uma tentativa de explicar o inexplicável, dar sentido a vida e tornar o ser humano um sujeito melhor. Na verdade sua origem não me afeta muito, não faz diferença nada temos para provar ou não a existência ou criação de Deus. 


"Usando como ponto de partida que nunca chegaremos a uma explicação plausível e concreta, uso da minha experiência pessoal e de fé para acreditar que Deus é!
                                                                                                                                                                           



Mario Jonas Nicocelli
Resenha de antigo testamento estudo da unidade I e II
[Ler mais...]





A maioria dos fatos históricos quase sempre são enxergados preferencialmente da visão dos vencedores, e no sistema que gira ao redor do mercado a história passa a ser vista a partir daqueles que venceram ou chegaram o topo desse mercado.
Mercado, que por ser o deus da atualidade, é aquele que dita tendências, felicidades e até diz quem são os salvos ou não, também exclui países de acordo com a sua vontade e inclui os “filhos amados”. Mercado este que muitos tentam agradar a tal ponto que é melhor se investir milhões para salva-lo do que investir milhões para acabar com a miséria de um terço da população mundial.
A história hoje conta que o maior país, em relação a status de potência, são os Estados Unidos por ter entre as suas fileiras os “Messias” de este deus que para muitos dita a forma de como a religião deve agir e como se deve acreditar em Deus e como agradá-lo.
Mercado que tem entre algumas das suas bem aventuranças, que de acordo com a sua bíblia são:




  • Bem aventurados aqueles que detêm os bens materiais por que deles é a terra.




  • Bem aventurados aqueles que tem as melhores moradias e gozam de segurança na terra que o senhor teu deus te deu.




  • Bem aventurados aqueles que esteticamente falando estão com tudo em cima, por que estes serão bem vistos e melhor empregados.




  • Bem aventurados sois quando consegues os produtos que a propaganda te oferece.




  • Bem aventurados sois quando vos assentais nas primeiras fileiras da igreja e lembra-te que foi o deus “mercado” que te concedeu estes benefícios, em muitos lugares pelo menos.




  • Bem aventurados sois quando consegues tirar o máximo da mais valia dos teus trabalhadores, pois haverá muitos que dirão que tu conseguistes alcançar pelas tuas forças, mas se esquecerão daqueles que oprimistes para montar o teu império.




  • Bem aventurado quando pelo status sois bem tratado em restaurantes, igrejas, salões, bancos e tantos outros locais na terra que o senhor teu deus te deu.




  • Bem aventurados sois quando consegues sair livre, mesmo após crimes cometidos, pelo fato de ser alguém na sociedade que vives.




  • E bem aventurado sois porque ajuntaste nos teus celeiros, para ter no inverno e mesmo quando viste teu irmão na miséria encolheste a mão porque o teu umbigo é mais importante, e agradece a “deus” que a pobreza não chegou nas tuas portas.




Mas do outro lado estão aqueles que são os “perdedores”, pois é assim que são vistos pelos seguidores do deus mercado, aqueles que não conseguirão fazer parte da partilha da mesa chamada globalização, mas foram “amaldiçoados” destinados a serem a lenha a ser queimada nesta maquina chamada capitalismo.
A história lançará no esquecimento as vitimas e dará mais valor as vidas que mais contribuem com o deus da atualidade, o que dizer se o 11 de setembro entrou para a história como data, mas os mortos da guerra do Afeganistão entrarão para o esquecimento, pois a morte deles foi “justificável”.
Ou então esquecer aqueles que a está hora morrem nas guerrilhas do Congo, que devem estar sendo enterrados e chorados, mas alegremo-nos porque estes não eram consumidores e não agradaram ao deus mercado. Ou então os desaparecidos nas ditaduras militares que em muitos países, a exemplo do Brasil, não fizeram justiça a suas vitimas.
Como esquecer dos trabalhadores que morrem de exaustão nos canaviais, ou as crianças que estão morrendo no crack na rua Guaianazes, ou os milhares de índios mortos na colonização que os livros de história quase que não citam, os que morrem de fome motivo de vergonha da nossa história como humanidade, as mortes nas guerras do Iraque,BosniaGeorgia, ou os que morrem no fogo cruzado entre Israel e Palestina, e como esquecer das vitimas do terremoto de El Salvador que Jon Sobrino nos lembra tão bem no seu livro “Onde está Deus?”.
Existem alguns que conseguiram enxergar a história da visão das vitimas e lembrar-se delas como Jesus, Gandhi, Marx, GaleanoBenedettiSobrino entre tantos outros, mas não são tão ouvidos pelo fato de não estarem de acordo com o padrão que a modernidade exige de enxergar a história do lado de cima e não a partir de baixo, isto é uma heresia para o deus mercado.
Mas enquanto a história for vista de cima para baixo e enquanto o deus da modernidade for o mercado, então as vidas valerão de acordo com o que contribuíram para que estedeus se fortaleça e, por este motivo, sempre haverá justificativas em relação aqueles que padecem como sacrifício vivo em prol deste deus chamado mercado.




Escrito por Paulo Escobar
[Ler mais...]


Escola LGBT em Campinas

Foi assinado nessa quarta-feira, 16/12, convênio entre o Governo do
Estado de São Paulo e o Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e
Aliados para a criação da Escola Jovem LGBT, a primeira do gênero no
país. O objetivo da escola é valorizar e difundir a Cultura LGBT, em
cursos que serão abertos a jovens hetero, homo e bissexuais já a
partir de 2010.

“A escola é um Ponto de Cultura. O fato de os cursos serem abertos a
todos e não só a jovens gays é parte da nossa estratégia de combate à
homofobia,” explica Deco Ribeiro, apontado diretor da Escola Jovem
LGBT. “Preconceito é ignorância. Para vencer isso, precisamos levar
nossa arte, nossa expressão e nosso discurso a quem não nos conhece.
Se a valorização da cultura negra é estratégia do movimento negro,
assim como de vários povos e regiões, por que não valorizar a cultura
LGBT?”

Na sede da escola, em Campinas, meninos e meninas da própria cidade e
das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e da Baixada Santista terão
aulas de criação de zines, criação de revistas, criação literária,
dança, música, TV, cinema, teatro e performance drag, sempre com foco
no jeito de ser e agir das lésbicas, gays, bissexuais, travestis,
transexuais e transgêneros. O material produzido ao longo dos cursos,
como CDs e DVDs, livros e revistas, peças de teatro e espetáculos de
drag queens, circularão pelo estado e serão assistidos e distribuídos
gratuitamente. Os jovens poderão concorrer ainda a bolsas de estudo.

“Pra quem está se descobrindo agora, é importante conhecer suas
raízes,” afirma Chesller Moreira, presidente do Grupo E-jovem. “E mais
importante ainda saber que é possível ser feliz sendo exatamente quem
você é. O jovem ouve tanto por aí que ser gay é errado que ele fica
sem referências positivas. Aqui ele vai poder descobrir que ser gay é
legal, que ser travesti é legal, e que ele tem muito a oferecer à
sociedade.”

Todo o projeto é financiado por um convênio firmado entre o Governo do
Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, que tem por objetivo
apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas
áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural. O GRUPO
E-JOVEM foi selecionado por meio de concurso público e foi a única
entidade LGBT contemplada em SP.

http://centraldenoticiasgays.blogspot.com/2009/12/governo-de-sao-paulo-cria-escola-para.html

 "O homem não é o que está destinado a ser."




[Ler mais...]

13 janeiro 2010

Poesias e Frases

[Ler mais...]

Um fato indiscutível na humanidade, independente de qualquer crença há uma necessidade entre a maioria dos seres humanos em acreditar em um ser superior, este texto tratará do Deus que o povo de Israel crê. Para entender melhor voltaremos rapidamente ao principio de tudo, temos algumas teorias para tentar explicar o planeta onde vivemos, cientistas defendem teorias como o big-bang. Evolucionismo entre outras, não nos deteremos a isto. Eu que igualmente ao povo de Israel creio em Deus tentarei explicar um pouco desse Deus nos dias atuais.
Segundo a bíblia (livro base na crença em Deus e posteriormente em cristo) Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo assunto este que deixaremos para outra oportunidade, o que quero destacar neste texto são as necessidade e curiosidade que eu como ser - humano tenho em explicar o passado, presente e o futuro.
Entendam que tudo aqui são especulações não temos como provar que Deus de fato existe, também não podemos provar que não existe, neste caso especulemos de forma limitada baseado na bíblia nossa crença.
Deus se manifestou ao mundo de três formas:
Através de sua criação Genesis capítulo primeiro[1] e segundo[2], temos como ponto de partida crer na veracidade dos textos, apesar de não termos muitas informações históricas sobre tais fatos neste caso temos um Deus criador dos céus, terra, tudo q nela existe, e do homem. Deus pessoal que se relaciona com sua criação (grifo do autor) a quebra desse relacionamento não trataremos neste texto.
Em um outro momento Deus se manifesta a humanidade através de sua palavra proferida pelos profetas em sua totalidade vinte e oito, somando profetas maiores e profetas menores, homens que proferiram a palavra de Deus em um momento onde a maioria da humanidade está afastada do criador (Deus) este no antigo testamento recebia nomes diferentes como “BAAL” que é citado em determinadas ocasiões referindo-se a Deus criador, porém evitado de ser chamado assim pelos profetas, pois baal também era o nome de uma divindade pagã responsável pela boa produção dos agricultores, logo baal era o deus da fertilidade e prosperidade da terra, de alguns povos que circunvizinhavam as ainda tribos seminômades que posteriormente se tornaram a nação de Israel.
Vemos em pontos diferentes da bíblia não um Deus imutável, más um Deus que é amor e em determinado momento manda que determinados governantes marchem para guerra e destruam determinado povo, mas também que “castiga” Israel, povo escolhido de Deus, os mandando para exílios separando as tribos em diversas vezes,
Em um momento posterior foi chamado de Iahweh, seu povo que o tinha como único e verdadeiro Deus estava cada vez mais separado distante de Deus e devido à idolatria[3] de outros Deuses. Representado por Oséias[4] Deus pede que ele se case com uma prostituta esta metáfora serviu para mostrar o quão separado de Deus nós estávamos. Iahweh Deus pessoal, de relacionamento e agora exclusividade usava de homens para se expressar e mostrar sua vontade a humanidade, no êxodo[5] deixou para um melhor convívio entre os homens os 10 mandamentos sacrifício de animais como e a expiação dos pecados para purificação do povo através de Moises, este que tirou o povo de Israel do Egito. Vimos desde então um Deus que castiga o inimigo do seu povo, o seu povo, e que usa de misericórdia para perdoar os pecados do povo, Deus único, pessoal que interage com os que crêem nele­­­­­­­­­. Deus este que muda ou que é mudado por nós para suprir nossas necessidades, Deus tem nos servido para mudar nosso presente, para que confiemos nele e nele depositemos a culpa do que não sai como gostaríamos que saísse.
Deus se manifestou através de Jesus cristo como sacrifício definitivo por nossos pecados. Creio que o Deus do antigo tem estado cada vez mais presente em nossas igrejas atuais.
Alem de seguir as principais crenças e doutrinas do pentecostalismo tradicional (atualização dos dons do Espírito Santo, inspiração pelo Espírito Santo e “batismo de fogo”, conversão e libertação do “mal demoníaco”, puritanismo de conduta e distância do “mundo”), o perfil das igrejas enquadradas nesses conceitos pode ser resumido, de forma ideal-típica, como segue: exclusividade nos serviços e meios de salvação com pouca abertura interdenominacional; ênfase na realização de milagres mediatizados pelas igrejas com testemunhos públicos dos mesmos; ênfase em rituais emocionais e, sobretudo, em rituais de cura, associados a uma representação demoníaca dos males; uso intenso dos meios de comunicação de massa: impressos, radiofônicos, televisivos e informatizados; combinação de religião com marketing, dinheiro e, em alguns casos, política; sensibilidade para captar os desejos dos fiéis não somente das baixas camadas sociais; projeto de constante expansão, em alguns casos para alem das fronteiras nacionais, neste caso para Uruguai. As igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça Divina, Deus é Amor e Renascer em Cristo seriam as mais representativas deste novo pentecostalismo brasileiro que, de um lado, compõe o segmento religioso que mais tem crescido nos últimos anos e que, de outro, em razão de suas práticas, visibilidade social e impacto no conjunto do campo religioso, mais tem provocado conflitos éticos, dentro e fora do campo religioso.[6]
Não creio que Deus tenha mudado, mas sim que nossa visão a respeito de Deus tenha mudado para nos satisfazer, de fato nos seres humanos e limitados necessitamos de algo superior para depositar nossa confiança tanto para esta vida como depois da mesma, o que se torna inadmissível é o comercio que temos feito com o nome de Deus vendendo o que nos foi posto de graça. Temos oferecido um Deus de barganhas e bênçãos materiais onde, somos abençoados pelo tanto que contribuímos amaldiçoado pelo tanto que pecamos e sem perdão muitas das vezes. O Deus to antigo testamento esta cada vez mais presente e com uma vara cada vez maior em sua mão sentado em um trono distante e pronto a castigar.



[1] Genesis 1:1 No principio deus criou o céu e a terra.

[2] Genesis 2:7; Então iahweh Deus modelou o homem com argila do solo; 2:22 depois da costela que tira do homem, Iahweh Deus modelou a mulher e a trouxe ao homem.

[3] I Samuel 12:21; não vos afastei dele pois isso seria seguir o vazio, que não serve pra nada e não pode libertar, pois ídolos são vazios.
[4] Oseias 1:2 começo das palavras de Iahweh por intermédio de oseias: ”vai e toma para ti uma mulher que se entregue a prostituição e filhos da prostituição porque a terra se prostituiu constantemente, afastando-se de Iahweh.
[5] Exodo 20: 1;21
[6] Ari Pedro Oro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
[Ler mais...]

[Ler mais...]

11 janeiro 2010

“Todo cristão que aceita cegamente as opiniões da maioria e segue, por medo ou timidez, o caminho da conveniência ou da aprovação social torna-se mentalmente e espiritualmente num escravo”.
     
     -Martin Luther king-




É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver


-Martin Luther King-









Mario jonas nicocelli, natural de Jaraguá do Sul -SC- atualmente resido em vitória -ES estudante de teologia, nunca contra a massa, más sempre a favor da minoria oprimida! desacreditado do sistema governamental, em busca de transformações  sociais e de uma revolução ideológica para nosso país e mundo! Cristão lutando para não desacreditar da meretriz que é a igreja.
[Ler mais...]

10 janeiro 2010

Ajudai, Senhor

Deus, me ajuda
Me ajuda, Senhor
Eu me sinto tão usado e louco aqui
Sem ninguém, ninguém pra amar
Eu procuro em todo lugar e não acho
Ninguém para amar
Deus, me ajuda
Me ajuda, Senhor
Eu sei, não há nenhum tipo Especial de pessoa
Que te pede
Mas eu acredito que o Senhor não esquece ninguém
Ninguém
Ah, Deus, me ajuda, por favor
Você não sabe quanto tempo faz
Que eu tento em vão
Todo dia eu me esforço
Tentando mudar
Mas alguma coisa sempre me empurra pra baixo
É verdade
Não me deixe só aqui, sem amor
Não me deixe, Senhor...


Cazuza
[Ler mais...]

09 janeiro 2010

Que luz é essa?

Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Que luz é essa?
Que vem chegando lá do céu?


Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Brilha mais que a luz do sol


Vem trazendo a esperança
Prá essa terra tão escura
Ou quem sabe a profecia das divinas escrituras
Quem é que sabe o que é que vem trazendo essa clarão 
Se é chuva ou ventania, tempestade ou furacão
Ou talvez alguma coisa que não é nem Sim nem Não 
Que luz é essa, gente
Que vem chegando lá do céu


É a chave que abre a porta
Lá do quarto dos segredos
Vem mostrar que nunca é tarde
Vem provar que é sempre cedo
E que prá todo pecado sempre existe um perdão
Não tem certo nem errado
Todo mundo tem razão
E que o ponto de vista
É que é o ponto da questão
Que luz é essa que vem chegando lá do céu?







Raul seixas
[Ler mais...]

08 janeiro 2010

vídeos













[Ler mais...]

07 janeiro 2010

"O nada não existe... más sim a ausência de um todo!
logo ser ou ou não ter nada, é a melhor oportunidade, de construir o tudo dentro de mim"
lENICIO (DUDA)


"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível." (Albert Einstein)



[Ler mais...]

06 janeiro 2010


CONFISSÃO
Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!

Mário Quintana
[Ler mais...]

05 janeiro 2010

FOTOS

[Ler mais...]

03 janeiro 2010

DICAS

02 janeiro 2010

Notícias

[Ler mais...]