Subscribe
Youtube
orkut
18 fevereiro 2010

CARNAVAL

TEXTO DE RICARDO PÁDUA




Estive pensando sobre algumas coisas neste tempo que acontece o carnaval. É um tempo muito bom onde muitos de nós esperamos o ano todo, e ate nos planejamos para isso, alguns tiram férias de seus trabalhos, outros juntam dinheiro o ano todo para pagar o tão esperado acampamento de carnaval, ou o retiro, cada um prefere um nome.
É tipo algo que dá um Up na nossa vida espiritual, alguns passam o ano todo esperando pra terem um '' Renovo Espiritual ''
Nos nossos acampamentos, temos muitas coisas, e posso afirmar algumas são muito legais... As famosas partidas de futebol que rende assunto para o ano todo, as festas, as noites sem dormir, e algumas igrejas mais liberais como a minha até rola uma balada, e vou confessar eu acho muito massa isso.
Alguns não fazem idéia de como é difícil organizar um acampamento, falo isso com propriedade pois já fui lider de jovens por vários anos, e passamos literalmente o ano todo pensando o que fazer para que os jovens venham aproveitar ao maximo esse tempo.
Alguns esperam o acampamento para fazer novas amizades, outros ate arriscam xavecar, e conheço alguns casos de namoro que começaram em acampamentos e permanecem ate hoje. E tem aqueles que passam todos os dias sem dormir, quando todos tentam dormir, eles saem para digamos             '' aproveitar a noite '' e vou confessar se não ficar na cola deles, eles aprontam.... há, quantas noites sem dormir atras destes eu já passei, mas no final tudo deu certo.
Como é dificil organizar um acampamento, quantas dores de cabeça buscando recursos para fazer um bom acampamento com o melhor custo beneficio, onde todos possam ter acesso, mas no final é gratificante ver alguns depoimentos das coisas que Deus faz nos acampamentos, eu fico extremamente feliz com tais coisas.
Porem depois de alguns anos vivendo isso eu comecei a pensar: Porque muitos esperam o acampamento para terem um renovo espiritual? Porque todo o carnaval saimos das nossas casas e cidades para irmos a um local afastado de onde esta acontecendo os desfiles, e festas?
Fico pensando, será que temos que nos retirar porque os nossos jovens não conseguem conviver nesse meio? Será que se não tivermos um acampamento nossos jovens serão atraidos pela famosa ''festa mundana''? Se a resposta é sim eu começo a questionar onde nossos jovens estão firmados, ou melhor, em que eles estão firmados?
Confesso que demorou um certo tempo para chegar a esse pensamento, tive que participar e realizar muitos acampamentos pra chegar a essa conclusão, mas hoje sou defensor de uma ideia que: A igreja não deve se retirar, quando as pessoas mais precisam. Não sei quantos de vocês tiveram a oportunidade de participar por exemplo de um evangelismo no sambodrómo de São Paulo, ou no Rio de Janeiro, passar a noite na avenida com as pessoas que ali estão participando do carnaval, podendo servir elas de alguma maneira...
Aposto que alguns de vocês neste exato momento, está pensando que não adianta ir falar de Jesus no carnaval pois muitos já estão embriagados, outros drogados, onde eles só querem bagunçar, ninguém em um lugar desse vai querer ouvir sobre Jesus.
Eu também já pensei isso, porem depois de ter uma experiência de estar no meio deles, podendo falar do amor de Jesus e podendo ver o desejo de alguns para ouvir sobre Jesus, eu nunca mais quero estar em um acampamento no carnaval. Certa vez estávamos evangelizando no sambodrómo de São Paulo e um gatoro de aproximadamente 12 anos de idade, estava vendendo cerveja com uma grande caixa de isopor nas costas, e paramos para conversar com ele, tivemos um bom tempo com ele e ao final ele disse que queria conhecer esse Jesus que nós falamos pra ele. Após alguns minutos ele voltou com seu irmão e com seu pai, pedindo que nós, falasse-mos sobre esse tal Jesus para seu Pai também, porque assim seu pai iria deixar de bater neles, quando ele conhece Jesus. Confesso que é essas coisas que me fazem passar a noite inteira na avenida. Qual o propósito da igreja na terra? Fazer Jesus conhecido correto? So conheço uma maneira de fazer Jesus conhecido, se relacionando com pessoas, gastando tempo com as pessoas. Existe um texto na biblia que eu confesso que eu sou apaixonado em especial por ele: Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido. (Lc 19.10)  
E diante disso eu não vejo outro propósito de ser igreja na terra, lembrando que a igreja somos nós onde estamos, as pessoas já estão cheias daquilo que nós falamos como igreja, elas estão esperando ver as atitudes de tudo aquilo que falamos. Tenho aprendido a cada dia, que não existe melhor maneira de fazer um discípulo do que ensinando com a própria vida. Ou seja a maneira que eu vivo vai fazer a diferença na vida das outras pessoas.....

0 comentários:

Postar um comentário